terça-feira, 31 de março de 2009

Marketing Deficiente e a Sujeira da Memória

Frequentemente somos informados por alguns colegas acerca da luta pela abertura dos arquivos da Ditadura Militar. Não fica muito claro como eles lidam com a relação entre os fundamentos e objetivos da luta por essa abertura e a Lei de Anistia Geral do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.
Hoje "comemora-se" 45 anos do golpe que iniciou a Ditadura Militar. Seria uma coisa óbvia que aproveitassem essa data para falar mais da luta, mas, simplesmente não houve comentários, cartazes, discussões...

Fica também uma crítica a memória dos estudantes como um todo. Nós, Historiadores, temos a honra e o dever de zelar pelo passado e pela memória social, e é nossa obrigação sempre trazer à lembrança de nosso país os momentos de sua história, sejam eles bons ou ruins.
Talvez seja verdade que os povos procuram inconsciente e tacitamente esquecer seus sofrimentos. Mas fica então uma citação de Edurado Galeano: ""O medo seca a boca, molha as mãos e mutila. O medo de saber nos condena a ignorância; o medo de fazer nos reduz a impotência. A ditadura militar, medo de escutar, medo de dizer, nos converteu em surdos e mudos. Agora a democracia, que tem medo de recordar, nos adoece de amnésia; mas não se necessita ser Sigmund Freud para saber que não existe o tapete que possa esconder a sujeira da memória."

2 comentários:

  1. É isso que acho lastimável. Hoje seria pertinente demais. O legal é falar disso DO NADA, simplesmente pra promover algum tipo de evento pura e unicamente marxista. E cadê os debates de verdade, com opiniões diferenciadas e etc? CA, vamos ajudar o curso, vamos promover discussões, vamos organizar eventos!!!

    ResponderExcluir